Testes & Correções #2


Quando comecei a montar o vídeo com as cenas iniciais, principalmente com o conteúdo da Juliette Cristino, sabia que estava lidando com uma conteúdo sensível, e que merecia uma atenção especial. Afinal, mais do que uma narrativa visual, estava trabalhando com fragmentos de luta, resistência e exposição. As imagens foram extraídas diretamente do Instagram e TikTok da Juliete e do seu perfil @comitedosimigrantes, que documentam registros reais de sua atuação política e social com os imigrantes em Portugal. Comecei a observar que cada frame carrega não só a presença da Juliete, mas também a tensão constante de quem ocupa um espaço que historicamente insiste em nos empurrar para as margens.

Assim, a primeira versão do vídeo foi montada com essa premissa: criar uma espécie de colagem em movimento, onde as ações dela, com falas em manifestações, entrevistas, aparições públicas, se sobrepunham a interferências visuais digitais. Usei efeitos de distorção, glitch, e sobreposições pixeladas para dar continuidade à linguagem de desfragmentação que já era a primeira ideia inicial do a ser explorada nos cartazes. 

Compartilhei esse vídeo com alguns colegas, pesquisadores e profissionais da área audiovisual. Foi um momento crucial para compreender o processo. Os primeiros feedbacks trouxeram comentários técnicos importantes, principalmente sobre o equilíbrio entre ruído visual e legibilidade da mensagem. Percebi que alguns efeitos estavam tão intensos que acabavam obscurecendo a força do conteúdo. A estética estava lá, mas estava se sobrepondo à mensagem. Portanto, essa foi uma correção fundamental: o vídeo precisava manter sua camada artística, mas sem trair a mensagem.

Outro ponto de debate foi o ritmo. A primeira edição tinha uma cadência muito frenética, talvez contaminada pela lógica das redes sociais que estava pensando inicialmente. Reestruturei a montagem, criando momentos de pausa, de respiro, para que o olhar pudesse se fixar e absorver o que estava sendo mostrado. Isso também ajudou a preparar a versão do vídeo-trailer que será projetada na instalação.




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