Minha jornada neste tema de investigação se iniciou durante o segundo semestre de 2023, quando me preparava para vir a Portugal realizar uma período de investigação, sob supervisão da prof. Dra. Gabriela Borges. Ainda no segundo semestre de 2023, comecei a desenvolver um experimento nas redes sociais, usando minhas habilidades com produção de conteúdo para Instagram e TikTok. Ao longo de um período de 6 meses, desenvolvi diversos conteúdos e documentei todas as informações que, ao final desse período, consegui compilar e publicar os dados em um artigo científico que está disponível para leitura na Revista Rotura (clique aqui para ler).
A partir da construção deste artigo, tomei ciência de como os conteúdos digitais produzidos por influenciadores nas redes sociais apresentam, por muitas vezes, um potencial nocivo e destrutivo das relações sociais que ocorrem dentro destes espaços. Além disso, tendem a se estender para além das telas, dos dispositivos, exercendo uma pressão significativa na forma como brasileiros e portugueses se relacionam no dia-a-dia.
Observei, portanto, uma problemática crucial na questão da pauta ligada à imigração e, a partir dos meus interesses de estudos relacionados ao campo da memória, fui observando como essas interações interferem, sobretudo, na manutenção da memória coletiva que constituímos e reconstítuimos no âmbito da cultura digital. As plataformas de redes sociais tornaram-se espaços oportunos para que a memória seja retrabalhada a todo instante e a todo momento. Com o auxílio de recurso multimodais e do uso de uma linguagem hipermídia, como imagens, vídeos, áudios e textos, as plataformas digitais não apenas ampliam as formas de expressão, mas potencializam também a possibilidade de amplificar vozes antes marginalizadas ou silenciadas. A multiplicidade de formatos permite-nos, portanto, acessar experiências e histórias individuais, muitas vezes invisíveis na narrativa oficial, ganhem visibilidade, possibilitando que novos olhares sobre a memória coletiva acerca dos imigrantes brasileiros em Portugal seja retrabalhada, repensada, a partir de um perspectiva humanista.
Neste sentido, percebo que o doutoramento em média-arte digital, por oferecer um vasto conhecimento sobre o uso de ferramentas e recursos no campo da comunicação digital, apresenta-se de grande valia para o que busco trabalhar na minha proposta de tese, que consiste em desarticular narrativas tradicionais, permitindo a criação de histórias não-lineares e interativas e que desafiam formas convencionais de contar e consumir histórias. Avaliado que, ao integrar tecnologias como ambientes virtuais, inteligência artificial, tenho a oportunidade de desenvolver narrativas imersivas, que podem ser fragmentadas e ressignificadas em tempo real, dando ao público a agência de moldar a experiência.
Busco dentro deste campo acadêmico, utilizando os recursos e as ferramentas, bem como as habilidades e as competências que desenvolverei ao longo do semestre, criar um artefato que funcione como uma extensão do meu projeto de tese, estimulando um pensamento crítico na tentativa de subverter narrativas e falácias sobre a comunidade imigrante brasileira. Gostaria de pensar como a média-arte e os estudos de memória podem me permitir ampliar o alcance de vozes dissidentes, questionar a memória cultural que constituímos no fluxo das interações cibernéticas.

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